Odontopediatria

O que é odontopediatria?

A odontopediatria é uma especialidade da odontologia focada no atendimento do público infantil. Por isso, podemos dizer que o odontopediatra é o dentista de criança.

RH OdontologiaContudo, o atendimento dele não é exclusivo apenas aos pequenos. Dentro da odontopediatria, também prestamos atendimento às gestantes através do pré-natal odontológico, que ajuda a proteger a saúde da mãe e do bebê durante esta fase tão delicada.

Qual da odontopediatria para as outras especialidades?

Assim como acontece na medicina com o pediatra, o odontopediatra é um profissional que estuda métodos, técnicas e abordagens exclusivas para o público infantil. Este dentista é habilitado a fazer o atendimento das crianças, desde o nascimento do primeiro dentinho, até a adolescência, quando todos os dentes permanentes já nasceram.

Por terem uma estrutura óssea mais delicada, e ainda em estágio de informação, é importante que as intervenções realizadas sejam feitas com equipamentos próprios, e uma abordagem tranquila, para que a visita ao dentista não seja uma experiência traumática.

É justamente por isso que o dentista especializado em odontopediatria também possui conhecimentos de psicologia infantil. Isso permite utilizar técnicas que ajudam a distrair a criança, ao mesmo tempo que ensina, de forma lúdica, os cuidados que devemos ter com nossa saúde bucal e a sua importância.

Os diferenciais em odontopediatria você encontra na RH Odontologia!

Ortodontia com aparelhos invisíveis para crianças

odontopediatriaO aparelho fixo é o grande pesadelo de qualquer criança e adolescente. Difícil para limpar, visual agressivo, incômodo na boca. Por mais que seja pelo bem deles, convencê-los disso é um processo complicado.

Pensando nisso, a RH Odontologia também trabalha com os alinhadores invisíveis Invisalign – a marca número de alinhadores em todo o planeta. Para quem ainda não conhece, os alinhadores são uma solução inovadora que substitui a estrutura dos aparelhos fixos por moldes termoplásticos removíveis que corrigem o posicionamento dos dentes com o máximo de conforto e discrição.

Check-up preventivo digital

A prevenção é uma ferramenta importante para evitar que a criança desenvolva traumas que podem prejudicá-las durante a vida adulta. Essa experiência pode ser ainda mais confortável e eficaz com a ajuda da tecnologia.

Aqui na RH Odontologia, trabalhamos com o check-up preventivo digital, um exame de imagem rápido, indolor e minimamente invasivo. Ele é feito com uma câmera intraoral, com formato anatômico, capaz de captar fotos com alta resolução de toda a cavidade oral.

Assim, conseguimos registrar, em poucos minutos, imagens para um diagnóstico posterior. Analisando com mais calma, e sem movimentação, conseguimos identificar doenças que sequer manifestaram sintomas, e tratá-las com métodos mais suaves, antes que comecem a causar dor.

Pré-natal odontológico

odontopediatriaO pré-natal odontológico é um acompanhamento feito com as gestantes, para tratar e prevenir problemas bucais que tem potencial para comprometer o desenvolvimento do bebê e até mesmo pôr a sua vida em risco.

Infelizmente, muitas mães ainda não sabem, mas o organismo da mulher passa por uma transformação que faz com que ela fique vulnerável a ação das cáries e gengivite. Apesar de parecerem simples, essas doenças podem causar problemas de nascimentos com baixo peso e partos prematuros.

Em especial à gengivite, que é uma doença que pode causar a perda dentária, também há o risco da mãe sofrer com a endocardite – uma infecção bacteriana que ataca as paredes internas do coração e é causada pela infiltração de bactérias presentes na boca na corrente sanguínea.

Acessibilidade

A RH Odontologia possui uma infraestrutura com acessibilidade arquitetônica, comunicacional, instrumental, metodológica e programática – tudo para proporcionar a melhor experiência possível para cuidar do sorriso de pessoas com necessidades especiais.

Day clinic ou half day clinic

Ideal para crianças que possuem necessidades especiais ou dificuldades em se locomover, no day clinic nós reservamos um dia inteiro de tratamento apenas para cuidar do seu filho, fazendo o possível para tratar todos os problemas em poucas ou apenas uma sessão.

Laserterapia

OdontopediatriaCrianças que passam por tratamento quimioterápico ou radioterápico sofrem com a mucosite, um problema que surge como efeito colateral a esses procedimentos. Essa doença enfraquece os tecidos de sustentação dos dentes, podendo causar perdas dentárias, além de dores imensas que prejudicam até mesmo a alimentação.

Com a laserterapia, conseguimos atenuar os sintomas da mucosite e até mesmo prevenir esses problemas, garantindo uma qualidade de vida maior para a criança com câncer e até mesmo contribuir para a recuperação.

Tudo para o seu filho ter um atendimento de qualidade em odontopediatria

Se você está em busca de um dentista especializado em atender crianças, a RH Odontologia é o lugar certo. Contamos com uma equipe especializada em odontopediatria, com uma infraestrutura preparada, para atender toda a sua família com um padrão de qualidade único em cada atendimento. Agende sua visita e conte com um time de profissionais renomados para cuidar da saúde bucal de toda a sua família.

Pré-agende sua consulta conosco

Rua Judite França Costa, 455 - Jardim Bonfiglioli - São Paulo - SP