Ortodontia

Qual a função da ortodontia?

A ortodontia não se resume apenas a um tratamento que busca um sorriso esteticamente perfeito. Na verdade, a atuação do ortodontista traz vários benefícios para a saúde de uma pessoa de modo geral.

ortodontiaIsso porque, dependendo do problema e grau da má oclusão, a vida de um paciente pode ser afetada de diversas formas, que vão desde problemas funcionais, como disfunção temporomandibular e bruxismo, até mesmo de ordem mental, como baixa autoestima e depressão.

Por isso, muito mais do que um dentista que coloca aparelho, o ortodontista trabalha para elevar a qualidade de vida dos seus pacientes, oferecendo soluções que prezam pelo melhor em termos de conforto, segurança e estética para cuidar do seu sorriso.

Como é feito o tratamento na ortodontia?

As opções de tratamento na ortodontia são variadas e tudo vai depender do problema do paciente e das alternativas que ele irá escolher. Atualmente, além do aparelho fixo comum, existem diferentes modelos, inclusive removíveis, que garantem uma experiência mais agradável.

Em alguns casos específicos, como problemas de prognatismo e mordida cruzada, o tratamento será feito em conjunto com outra especialidade: a ortopedia funcional dos maxilares – responsável por cuidar de problemas relacionados ao posicionamento dos ossos e estruturas da face.

Neste processo, o dentista responsável vai avaliar as necessidades do paciente e definir o plano de tratamento, que poderá envolver uma combinação do uso de aparelhos ortopédicos e ortodônticos, no caso de crianças, e intervenções cirúrgicas.

Contudo, na maioria das vezes, o problema pode ser resolvido de forma simples e rápida apenas com as alternativas tradicionais disponíveis na ortodontia. Para que você entenda melhor e descubra qual a real situação do seu caso, listamos abaixo os principais problemas atendidos por um ortodontista.

Principais problemas tratados pela ortodontia

Existem uma série de condições tratadas pela ortodontia, sendo elas:

Desalinhamento geral dos dentes

Podemos dizer que é o problema de má oclusão mais comum e simples de ser resolvido. O tratamento ortodôntico para dentes desalinhados pode ser feito com os aparelhos fixos, de porcelana ou autoligáveis, ou alinhadores invisíveis.

Apinhamento dentário

apinhamentoO apinhamento é um problema provocado pela falta de espaço na boca quando os dentes permanentes nascem, mas também pode ser provocado por hiperdontia ou pelo nascimento dos sisos. Em alguns casos, além do aparelho ortodôntico, pode ser necessária a extração de alguns dentes.

Prognatismo

Consiste na projeção da mandíbula à frente da arcada dentária superior. Como comentado anteriormente, esse problema exige a atuação em conjunto do ortodontista e do dentista especializado em ortopedia funcional dos maxilares.

Mordida cruzada

Também é um problema causado pelo desencontro entre a arcada dentária superior e inferior. O tratamento é feito em conjunto com o especialista em ortopedia funcional dos maxilares, e pode ser resolvido através de uma combinação de procedimentos cirúrgicos e uso de aparelhos ortodônticos.

Diastema

diastemaUm problema relativamente simples, o diastema é caracterizado pelo espaçamento excessivo entre dois ou mais dentes – sendo este mais comum nos incisivos superiores. Na maioria dos casos, não exige procedimentos complexos para ser tratado.

Mordida profunda

Também conhecido como sobremordida, é um problema que pode estar relacionado com os ossos da face (no que chamamos de mordida profunda esquelética) ou desordens dentárias (mordida profunda alveolar).

O tratamento é feito conforme o tipo do problema, sendo que o primeiro pode exigir a abordagem de um dentista especializado em ortopedia funcional dos maxilares.

Mordida aberta

Este é o grande problema causado pelo uso demasiado de chupeta e mamadeira durante a infância. Nele, os dentes de cima não fazem contato com os de baixo, mesmo quando a boca está fechada. O tratamento da mordida aberta pode ser feito com aparelhos convencionais ou alinhadores invisíveis.

Quais os tipos de aparelhos disponíveis na ortodontia?

Existem diversas opções de aparelhos para o tratamento ortodôntico, sendo que, na maioria das vezes, a escolha do modelo dependerá exclusivamente das prioridades do paciente, seja por motivo de conforto, segurança, saúde ou simplesmente economia.

ortodontiaA seguir, listamos os principais modelos de aparelho que você encontra para o seu tratamento ortodôntico aqui na RH Odontologia.

Aparelho fixo metálico

A solução mais clássica para resolver os mais variados problemas de má oclusão. É um aparelho confeccionado em uma estrutura de metal, com bráquetes, fio metálico e as tradicionais borrachinhas coloridas.

Apesar de ser mais versátil, o tratamento exige um comprometimento maior do paciente com sua rotina de higiene bucal, dieta e consultas frequentes ao consultório para fazer o ajuste e troca das borrachinhas.

Aparelho de porcelana

Também pode ser encontrado como aparelho de safira ou porcelana. Ele é bem similar ao aparelho fixo convencional em praticamente todos os aspectos. A grande diferença está em seu material, que possui uma coloração mais próxima a do dente e garante uma discrição maior.

Aparelho autoligado

É um aparelho mais moderno, com braquetes que fazem a ligação direta entre os dentes e o fio metálico, sem usar as borrachinhas. Além do visual estético mais agradável, o tratamento com esse aparelho tende a ser muito mais rápido em comparação aos dois modelos citados acima.

Como os aparelhos invisíveis podem ajudar no seu tratamento ortodôntico?

Os aparelhos invisíveis são a melhor alternativa para o seu tratamento ortodôntico em praticamente todos os aspectos. Esses alinhadores substituem por completo a estrutura metálica dos aparelhos por um termoplástico inteligente, que se adapta de acordo com a temperatura da boca.

ortodontiaPor meio de um planejamento totalmente digital, o paciente consegue visualizar a ação dos aparelhos invisíveis durante uma simulação em 3D, além dos resultados que o tratamento trará para seu sorriso, trazendo previsibilidade para todo o processo.

Diferente da abordagem convencional, o uso dos alinhadores transparentes não exige restrições alimentares, é mais fácil de limpar e o tratamento pode ser concluído em um tempo total até duas vezes menor em comparação com as alternativas anteriores.

As melhores opções disponíveis para o seu tratamento ortodôntico você encontra aqui!

A RH Odontologia é uma clínica especializada em atendimentos de alto padrão. Contamos com uma equipe multidisciplinar experiente, composta por mestres e doutores em suas respectivas áreas, que atua para garantir a excelência em cada um dos nossos atendimentos.

Portanto, se você está em busca de um atendimento em ortodontia na região do Jardim Bonfiglioli, estamos a postos para te atender. Agende hoje mesmo uma avaliação e conte com a nossa ajuda para cuidar do seu maior cartão de visitas.

Pré-agende sua consulta conosco

Endereço

Rua Judite França Costa, 455 - Jardim Bonfiglioli - São Paulo - SP