O que é a periodontia?

A periodontia é uma especialidade responsável por tratar toda região ao redor dos dentes. Podemos dizer que, dentre todas as áreas da odontologia, esta é a mais intimamente ligada com a higiene, saúde bucal e sistêmica.

periodontiaAlém dos cuidados clínicos, pensados para tratar e evitar o surgimento de doenças que podem, entre outros problemas, causar até mesmo a perda dentária, a periodontia também atua com procedimentos para correções estéticas na gengiva – quando esta é muito grande ou menor do que o tamanho ideal.

Quando procurar um atendimento em periodontia?

O principal motivo que muitas pessoas buscam o atendimento com um dentista especializado em periodontia é, sem sombra de dúvidas, a gengivite. Contudo, é importante você saber que esse não é o único problema tratado por este profissional.

Além da periodontite, que é um estágio mais grave da gengivite, o periodontista também pode cuidar de qualquer problema que afete tanto a gengiva quanto qualquer outro tecido da estrutura de sustentação dos dentes. Um desses problemas é o abscesso dentário, que nada mais é do que uma massa de pus que se forma ao redor do dente em decorrência a uma infecção bacteriana.

Um fator agravante desses problemas na gengiva é o fato de que eles podem afetar a saúde do paciente de diversas maneiras, causando perda dentária, mau hálito, sangramentos e até mesmo a endocardite – um problema grave que atinge o coração e é causado pela infiltração das bactérias presentes na gengiva na corrente sanguínea.

periodontiaPor isso, recomendamos que você procure um periodontista sempre que notar qualquer alteração na saúde da sua gengiva, que pode ser caracterizada pelos seguintes sintomas:

• Dor e sensibilidade;
  • Sangramentos;
  • Mau hálito persistente;
  • Gosto ruim na boca;
  • Inchaço ou presença de pus na gengiva;
  • Retração gengival;
  • Sensação de dentes moles;
  • Gengivas escuras ou avermelhadas.

Além dos problemas de ordem patológica, a periodontia também atua para trazer um melhor aspecto estético para pessoas que buscam ter mais harmonia entre o sorriso e a gengiva, corrigindo problemas de tamanho excessivo ou retração do tecido.

Os impactos da síndrome do envelhecimento bucal

A síndrome do envelhecimento bucal é um problema que acomete uma série de pessoas que adotam hábitos nocivos à saúde bucal ao longo dos anos, interferindo não só na aparência, mas também na qualidade do seu sorriso.

periodontiaDentre os principais hábitos nocivos à saúde e que levam à síndrome do envelhecimento bucal, está a falta de higiene, escovação com força excessiva, consumo de bebidas ácidas e produtos industrializados, que interferem na harmonia da mucosa oral e provocam impactos para o bem-estar geral do paciente, indo além da boca.

O envelhecimento bucal pode provocar sintomas como:

• Aparecimento da raiz em função da retração gengival;
  • Dentes escurecidos ou amarelados;
  • Dentes moles;
  • Sensibilidade dentária.

Este tipo de condição, quando prejudica o esmalte dentário, favorece a pessoa a desenvolver uma série de problemas nocivos à saúde bucal, como as cáries e a hipersensibilidade dentária, sintoma caracterizado por incômodos durante a ingestão de comidas e bebidas quentes ou frias.

Devido à exposição da raiz dentária, a hipersensibilidade dentária se torna um problema comum, sinalizando a presença da retração gengival ou de que há algo errado om a saúde bucal do paciente, sendo necessário o acompanhamento de um periodontista para diagnóstico e tratamento.

Tipos de periodontia

Para ficar mais fácil de entender, a seguir vamos explicar as diferenças entre o atendimento clínico e estético e como funcionam os respectivos tratamentos.

Periodontia clínica

mulher mostrando a gengivaEsse é o atendimento em periodontia focado exclusivamente em tratar os problemas que afetam a saúde da gengiva. O tratamento varia de acordo com as doenças e também exige uma abordagem diferenciada do dentista para respeitar as características de cada paciente.

No caso da gengivite, que é a doença mais comum, o dentista fará a remoção do acúmulo de tártaro presente na região e, caso seja necessário, indicará o uso de alguns medicamentos específicos.

Como é uma doença que tem ligação direta com os hábitos de higiene bucal, aqui na RH Odontologia os nossos pacientes recebem uma orientação especial dos nossos dentistas, ensinando os cuidados que deve ter de agora em diante para evitar que o problema da gengivite se repita.

Quando a gengivite atinge seu quadro mais grave, chamado de periodontite, precisamos adotar procedimentos mais complexos. Nestes casos, o tratamento exige uma limpeza minuciosa por parte do periodontista, que pode até mesmo precisar de intervenções cirúrgicas para limpar a região do osso alveolar.

Além disso, é quase indispensável o uso de antibióticos e anti-inflamatórios, incluindo bochechos com enxaguantes bucais específicos para quem sofre com periodontite, nos dias decorrentes ao do tratamento.

Como a periodontite é uma doença que, na maioria das vezes, causa a perda dental, os profissionais da RH Odontologia são orientados a oferecer um atendimento multidisciplinar com as áreas de próteses e implantodontia.

Periodontia estética

periodontiaOs problemas estéticos atendidos na periodontia estão ligados basicamente com o tamanho da gengiva – sendo estes o sorriso gengival (quando a gengiva cobre a coroa do dente) e retração gengival (onde a gengiva reduz o seu tamanho e expõe a raiz do dente).

O tratamento para o sorriso gengival é o mais simples destes casos, sendo que há duas alternativas para o paciente escolher, de acordo com as suas prioridades. A mais comum delas é a gengivectomia, que consiste na remoção do excesso do tecido através de uma cirurgia simples, com o uso de bisturi e anestesia local.

Apesar de parecer um pouco invasivo, a vantagem da gengivectomia é ser um procedimento “permanente”, ao contrário do outro método de tratamento, que consiste na aplicação de toxina botulínica.

Já para a retração gengival, primeiro é importante saber a origem do problema. Isso porque, em alguns casos, ele acontece em decorrência de hábitos ruins de higiene bucal, tabagismo ou gengivite. Caso você não tenha nenhum desses problemas, ou já tenha solucionado eles, podemos seguir para a etapa do tratamento, que é feito com a aplicação de enxertos de materiais sintéticos ou biossintéticos.

Conte com um time de profissionais especializados em periodontia para cuidar do seu sorriso

Não importa se o problema é de ordem clínica ou estética, a RH Odontologia está apta para atender o seu caso com o máximo de conforto e resultados com excelência.

Para isso, temos à nossa disposição uma equipe multidisciplinar composta por dentistas que são mestres e professores em suas áreas de atuação, além de uma estrutura confortável, com tecnologia de ponta, e ambiente acolhedor. Agende uma visita e conheça mais sobre o nosso atendimento em periodontia.

Pré-agende sua consulta conosco

Rua Judite França Costa, 455 - Jardim Bonfiglioli - São Paulo - SP