Implantes dentários

O que são os implantes dentários?

implantes dentáriosPodemos dizer sem sombra de dúvidas que os implantes dentários são a solução definitiva para quem sofreu a perda dentária e deseja recuperar o seu sorriso em todos os aspectos importantes para ter a qualidade de vida ideal para um ser humano.

Eles consistem em pinos de titânio, um metal biocompatível com o organismo humano e que possui baixíssima taxa de rejeição, instalados no osso localizado abaixo da gengiva.

Dentro dos implantes dentários, há uma estrutura especial que permite a fixação de uma prótese dentária (esta, podendo ser em formato de coroa unitária, ponte ou próteses totais) o que, literalmente, a prende na boca.

Como é feito o implante dentário?

1º Passo – Avaliação

Esta é a etapa mais importante do processo, responsável direta pelo sucesso do tratamento. Aqui, vamos conversar para saber o que causou a perda dos seus dentes, avaliar a sua saúde bucal e definir o melhor caminho para reabilitar o seu sorriso.

Caso seja necessário, vamos realizar tratamentos para cuidar de doenças pré-existentes e que possam trazer prejuízo para a sua saúde e integridade dos implantes dentários no futuro.

2º Passo – Procedimentos preparatórios

Além do tratamento das doenças pré-existentes, realizamos outros procedimentos que vão preparar a sua boca para receber os implantes dentários. Neste processo, caso seja necessário, pode ser feita a extração de dentes quebrados e outros elementos dentários remanescentes.

3º Passo – Instalação dos implantes dentários

implantes dentáriosApós preparar a cavidade oral, vamos para o procedimento de instalação dos implantes dentários. Ele é bem simples, primeiramente, vamos fazer uma pequena abertura na gengiva com o auxílio de um bisturi.

Em seguida, perfuramos o osso abaixo da gengiva com um equipamento próprio. Apesar de parecer incômodo, lembramos que todo o procedimento é feito com uma anestesia local potente e muitos pacientes sequer sentem o osso sendo perfurado.

Depois de preparar o espaço, vamos inserir os pinos e aguardar até a cicatrização. Neste meio tempo, que varia de acordo com cada organismo, o paciente pode optar por utilizar uma prótese provisória, para não ficar sem os dentes.

4º Passo – Fixação das próteses dentárias

Depois de passar pelo processo de cicatrização, com os implantes fixos e integrados ao osso alveolar, vamos fazer a instalação da prótese dentária. Esta é a etapa mais fácil do procedimento, já que vamos apenas parafusar as próteses nos implantes dentários.

5º Passo – Manutenção

Agora é só cuidar do seu sorriso novo. Além do processo de higienização diária, que deve ser acompanhado de escovação, fio dental e enxaguante bucal, é importante você agendar visitas semestralmente ao nosso consultório para fazer uma limpeza profunda na prótese.

Mas, fique tranquilo. Aqui na RH Odontologia, tanto os cuidados pós-operatórios, quanto as recomendações dos cuidados diários, serão explicadas detalhadamente, com muita calma, pelo dentista responsável pelo seu procedimento.

Quais os tipos de implantes dentários?

Para oferecer maior conforto e qualidade nos atendimentos, a RH Odontologia oferece várias opções de tratamentos com implantes dentários, para que você possa escolher a melhor alternativa de acordo com a sua situação e preferência. Confira a seguir:

Implantes dentários com prótese unitária

implantes dentáriosEste procedimento é indicado para pacientes que perderam apenas um dente, ou poucos em locais isolados na boca. Consiste na instalação de um pino de titânio no espaço do dente perdido, que será preenchido com uma prótese em formato de coroa.

Implantes dentários múltiplo

Para pessoas que perderam dois ou mais dentes de forma sequencial – ou seja, um ao lado do outro. Nele, faremos a instalação de dois ou mais implantes dentários, que servirão de suporte para a instalação de uma prótese em formato de ponte.

Implante dentário com prótese protocolo

Indicado para pacientes que possuem poucos dentes ou sofreram com a perda dentária total. Neste procedimento, instalamos de seis a doze implantes dentários na cavidade bucal, que vão fixar uma prótese total (a popular dentadura) através de parafusos.

Implante dentário com prótese overdenture

Também é indicado para pacientes que perderam todos os dentes. Contudo, ao invés de parafusos, a prótese overdenture é fixada nos implantes dentários através de encaixes especiais que permitem a remoção pelo próprio paciente, sem maiores dificuldades.

Quem pode utilizar os implantes dentários?

O título de “melhor solução para recuperar o seu sorriso” não foi dado à toa aos implantes dentários. Sua praticidade e versatilidade permitem que praticamente qualquer pessoa possa utilizar esse método.

implantes dentáriosEntretanto, existem algumas ressalvas, que estão ligadas diretamente com casos de doenças específicas que o paciente pode ter e, não necessariamente, envolvem a saúde bucal. A seguir, disponibilizamos uma lista de restrições:

  • Gestantes;
  • Menores de 18 anos;
  • Pessoas com perda óssea elevada;
  • Pessoas com osteoporose;
  • Pacientes em tratamento de câncer (quimioterapia ou radioterapia);
  • Cardíacos e diabéticos;
  • Fumantes que não pretendem abandonar o hábito.

No caso dos pacientes que sofreram perda óssea severa – comum em casos de periodontite – com osteoporose ou ossos frágeis, existem algumas alternativas que podem ser adotadas, como utilização de enxerto ósseo ou os implantes dentários zigomáticos, que são instalados no osso da maçã do rosto.

idosa sorrindo com implantes dentáriosJá para os pacientes em tratamento contra algum tipo de câncer, o procedimento não é indicado por conta da mucosite – uma doença que surge como efeito colateral ao tratamento com a quimioterapia. Contudo, após o tratamento, é possível fazer a instalação dos implantes dentários.

Sobre os fumantes, o cigarro atrapalha a cicatrização da gengiva e a integração dos implantes dentários, além de favorecer sangramentos e acúmulo de bactérias que podem causar inflamação na região.

Por fim, os pacientes com problemas cardíacos e diabéticos até podem fazer, desde que o seu médico autorize o procedimento. Na maioria das vezes, não indicamos por conta dos sangramentos e do processo de cicatrização, que é mais difícil nesses casos.

Mesmo que você não esteja habilitado a fazer os implantes dentários, saiba que existem outras alternativas que podem devolver a sua capacidade mastigatória e a estética do seu sorriso de forma parcial.

Uma clínica humanizada, especializada em recuperar sorrisos

A RH Odontologia é uma clínica localizada no bairro Jardim Bonfiglioli, na Zona Oeste de São Paulo. Contamos com uma equipe formada por profissionais que possuem ampla experiência no atendimento em reabilitação oral com implantes dentários.

Tudo isso em uma estrutura acessível, que respeita todos os padrões de biossegurança, para oferecer um ambiente acolhedor, que vai transformar a sua vida a partir de um novo sorriso. Agende a sua consulta e conte com a nossa expertise para sorrir novamente.

Pré-agende sua consulta conosco

Endereço

Rua Judite França Costa, 455 - Jardim Bonfiglioli - São Paulo - SP